EXCITER - Heavy Metal Maniac


Por Lucas Araújo Alves

Em meados de 1983 o Heavy Metal tornava-se mais rápido e ríspido, os sons da NWOBHM estimularam uma nova "brigada", ou melhor uma nova disputa. Era o início da saga das músicas velozes com tempero inglês de RAVEN, malevolência de VENOM, rapidez germânica de ACCEPT , cadencia do canadense ANVIL e categoria desbravadora de JUDAS PRIEST e MOTÖRHEAD.

A velocidade da faixa “Exciter” presente no álbum “Stained Class” do JUDAS PRIEST, lançado em 1978, serviu de fonte de inspiração para muitos grupos, dentre eles, um ícone que nasceu no Canadá em 1979.

O EXCITER é uma alude do aço que despertou a atenção de várias bandas e fãs do heavy metal, o vocalista era o próprio baterista. O álbum ‘’Heavy Metal Maniac’’ foi lançado em de junho de 1983. O trabalho tem gravação simples e o clima é total headbanger underground. 

As guitarras e o baixo são implacáveis no debute, assim como o esfolador Dan Beehler com sua voz e batida, um mutante com feeling de Rob Halford (JUDAS PRIEST) e pegada de Phill "Animal" Taylor (MOTÖRHEAD).

Assim como o VENOM, o EXCITER tinha um visual carregado de couro, correntes e coletes, mas eles tinham um diferencial, Dan Beehler parecia ter dois pulmões, ele era o vocalista e baterista, dono de um vocal esganiçado cheio grunhidos e uma pegada matadora, Dan se tornou um ícone do gênero.

A partir de “Heavy Metal Maniac”, espalharia pelo mundo uma nova safra de bandas de Speed Metal. 

Pergunte aos músicos do DESTRUCTION, SODOM, ARTILLERY a importância desse grupo canadense chamado EXCITER?

Um dos combos mais importantes do Heavy Metal Underground oriundo dos anos oitenta.