INCANTATION - Vanquish in Vengeance

 Por Écio Souza Diniz

O INCANTATION, formado pelo guitarrista e vocalista John McEntee e o baixista Paul Ledney no fim dos anos 80, se tornou um dos pilares do death metal oldschool calcado no peso aliado a cadencia do doom metal e na rapidez do black metal, constituindo bases para uma atmosfera mórbida, pútrida e blasfema.

Finalmente chega ao mercado brasileiro via Black Hole Productions o oitavo álbum de estúdio da banda, Vanguish in Vengeance (2012), que marca o início de uma produção mais lapidada e "limpa" nas suas gravações. Isso potencializou a sonoridade através da maior perceptividade do desempenho de cada instrumento, especialmente das linhas de baixo. Ou seja, há uma coesão maior aqui entre peso e agressividade, mas mantendo as impressões digitais do INCANTATION. Além disso, este disco combina bem elementos da sonoridade dos primeiros discos da banda com seus trabalhos até então nos anos 2000. 

De cara com a abertura do disco contida nos marcantes riffs e bases de baixo de Invoked Infinity que antecedem a agressividade e rapidez você já se depara o death metal em estado bruto e puro. No decorrer do álbum momentos de destaque ocorrem com Ascend into the Eternal e sua dinâmica heterogênea, a brutalidade dos arrasa quarteirão Transcend into Absolute Dissolution e a faixa título. 

Ainda como destaques temos as cadenciadas e arrastadas Profound Loathing e Legion of Dis, esta última uma longa e agonizante combinação death/doom. 

Se você é adepto da escola noventista do death metal que o INCANTATION ajudou a consagrar, este é um dos seus melhores trabalhos no novo milênio que mantém sua tradição e ainda enaltece a criatividade com novos elementos. Nota: 9/10.

Faixas: 1. Invoked Infinity / 2. Ascend into the Eternal / 3. Progeny of Tyranny / 4. Transcend into Absolute Dissolution / 5. Haruspex / 6. Vanquish in Vengeance / 7. Profound Loathing / 8. The Hellions Genesis / 9. From Hollow Sands / 10. Legion of Dis


Mais informações e aquisição do split no Brasil:

https://www.facebook.com/blackholeproductions/

https://blackholeprods.bandcamp.com/