Por Écio Souza Diniz
Durante meu período residindo na República Tcheca aproveitei um pouco do tempo para gravar alguns vídeos mostrando lojas populares de discos nas duas principais cidades do país, Praga e Brno. Decidi recentemente deixar esses vídeos verem a luz do dia e compartilhar com as pessoas um pouco do que vi por lá.
É interessante mencionar que as gravações que integram este vídeo foram feitas no segundo semestre de 2022 e de lá para cá os preços nessas lojas permanecem com baixíssima alteração em relação àquele período, assim como o câmbio do real brasileiro para coroa tcheca que se alterou em média 0,35 centavos em reais.
Isso talvez seja um dos exemplos de como países da antiga Europa oriental ou soviética, apesar de na média terem economia menos rica que o oeste, ainda conseguem ter uma estabilidade, o que também pode ter influencia do fato de ainda não haverem adotado o euro e talvez deixar suas economia mais estável. Talvez isso também explique como os melhores festivais de metal extremo do continente, Obescene Extreme e Brutal Assault são na República Tcheca e possuem preços significativamente mais acessíveis que muitos países do oeste.
Que bom que o acesso a cultura do metal na Tchéquia é acessível. De fato, meu período vivendo nesse país foi muito bem aproveitado nesse sentido. 😊
Logo abaixo deixo os nomes das lojas e links sobre elas:
- Knihkupectví a antikvariát (endereço: Spálená 110/53, 110 00 Nové Město, Czech Republic): https://spalena53.cz/
- Vinyl Records (endereço: Josefská 505, 602 00 Brno-město, Czech Republic): http://www.vinylrecords.cz/
- Multiland Brno (endereço: Orlí 491/16, 602 00 Brno-střed, Czech Republic): http://www.multiland.cz/
Confira o vídeo completo: https://youtu.be/p9_6vWC1acU
.jpg)