CIVEROUS - The Expedition of Illness

 


Por Écio Souza Diniz

Sabe aquele death metal pútrido e cheio de groove que alcançou o mundo no início dos anos 90? Em The Expedition of Illness o CIVEROUS exalta exatamente essa sonoridade em faixas densas e ríspidas, que mesclam andamentos mais rápidos do black metal em algumas passagens e a cadencia do doom metal como algo constante. 

Logo na abertura a faixa Cystvs ressalta a produção orgânica e crua com timbragens de afinação grave, remetendo a putrefação típica desse tipo de death metal. Na sequência, Pyogenes apresenta um andamento que alterna cadencia e rapidez. 

Em Forms of Decrepit Brilliance temos um atmosfera bastante sorumbática, enquanto Decay and Decline é a melhor faixa do trabalho que alcança o melhor equilíbrio entre peso e rapidez e estruturação do timbre vocal.

No geral, foco deste disco é o peso e não velocidade e apesar de certa homogeneidade na dinâmica da maioria das faixas, o CIVEROUS apresenta aqui já uma evolução em relação a sonoridade executada em sua primeira demo MMXIX (2019) e no Split com Stygian Obsession (2019). Em resumo, o CIVEROUS entrega aqui o que o ouvinte espera de um death metal old school denso, pesado e cru no naipe dos primórdios de petardos como BOLT THROWER, DEATH e INCANTATION. Nota: 7/10

Faixas: 1. Cystvs / 2. Pyogenes / 3. Glass Reign / 4. Mara / 5. Forms of Decrepit Brilliance / 6. Krubera / 7. Decay and Decline 

Mais informações e aquisição do split no Brasil:

https://www.facebook.com/blackholeproductions/

https://blackholeprods.bandcamp.com/