DARK ANGEL – Darkness Descends

Por Lucas Araújo Alves

Após o lançamento do debut, We Have Arrived, em 1984, o DARK ANGEL lançou no dia 17 de Novembro de 1986, o segundo ato de destruição sonora, nomeado Darkness Descends. A bolacha foi distribuída pelo selo Combat Records. Diferente do primeiro álbum, Darkness Descends é mais virulento e rápido. Podemos dizer que o trabalho é mais técnico, menos obsoleto e fatalmente eficaz. Um tanque sonoro, um rolo compressor de crânios metálicos.

Descendentes obscuros, título sombrio de um dos petardos que refletem a sonoridade Thrash Metal mais insana da década de oitenta, ao lado de Reign In Blood (SLAYER), Pleasure To Kill (KREATOR), Beneath The Remains (SEPULTURA), Illusions (SADUS), Attomica (ATTOMICA), Ritually Abused (NUM SKULL) e alguns outros. Esse o primeiro álbum com o baterista, ou melhor a locomotiva humana, Gene Hoglan, talvez um dos músicos mais diferenciados da história do gênero. Os riffs ultrarrápidos de Jim Durkin e Erik Meyer são impiedosos, o vocal veloz e agressivo de Don Doty, apresentava uma grandiosa voracidade.

O holocausto musical começa com a poderosa faixa autointitulada e segue com The Burning Of Sodom, com aceleração fora do normal, Hunger Of The Undead, Merciless Death, versão mais insana que a do debut, e Death Is Certain (Life Is Not). Essas fiaxas são misseis nucleares fulminantes lançado por fanáticos thrash metalheads. Black Prophecies, um dos riffs mais arregaçados da história do Heavy Metal, e Perish In Flames fecham essa lição de violência chamada Darkness Descends.


Gene Hoglan declarou em uma entrevista na época, que a sonoridade do álbum é a trilha sonora de uma possível terceira guerra mundial. O avassalador DARK ANGEL contribuiu para a inspiração de diversas bandas de Thrash, Death e Black Metal. O álbum é reverenciado por integrantes de grupos como MASTER, SEPULTYRA, MORBID ANGEL, SADUS, DEMOLITION HAMMER, NUM SKULL, PESTILENCE, entre outros. 

A capa foi desenhada pelo renomado Ed Repka, o pintor da arte Thrash Metal. Disco estupendamente aniquilador !